Cultura de segurança e clima de segurança: qual a diferença?
Cultura de segurança e clima de segurança: qual a diferença? Cultura de segurança e clima de segurança são termos similares que utilizamos para descrever as abordagens de segurança. Mas será que são similares mesmo?
Clima e cultura descrevem não somente os esforços visíveis e atitudes que empregados e empregadores devem adotar, mas também cada função mental que define os comportamentos gerais.
CULTURA DE SEGURANÇA E CLIMA DE SEGURANÇA: QUAL A DIFERENÇA?
Sendo mais específico essas duas definições são usadas pela mesma razão. Cultura de segurança, refere aos valores individuais e valores de grupos, atitudes, percepções e competências a respeito de segurança. Já o clima de segurança é normalmente utilizado para descrever e expressar as ideias, as ferramentas e técnicas usadas por uma organização para confirmar a conformidade e segurança.
Podemos dizer que o clima se apoia na cultura.
CULTURA DE SEGURANÇA
A primeira vez que o termo cultura de segurança apareceu, foi no relatório escrito pela Agência Internacional de Energia Nuclear logo após o desastre de Chernobyl em 1986.
O termo foi utilizado para coletivamente descrever as falhas catastróficas na companhia que acabou sendo culpada pelo desastre.
Desde Chernobyl o termo cultura de segurança passou a fazer parte do vocabulário de segurança no trabalho.
O termo cultura de segurança é usado para definir uma cultura assim como definimos qualquer uma outra, como por exemplo a cultura indiana a cultura francesa cultura Americana. ou seja, suas crenças suas percepções suas superstições éticas e os códigos de condutas que são aceitáveis e inaceitáveis naquele tipo de cultura.
A cultura acaba por definir o que o Scott Geller chama “norma social da empresa”. A norma social diferentemente da norma escrita não é um mandamento da empresa, mas sim como as coisas acontecem dentro da organização. E muitas vezes acontecem apesar de estar escrito justamente o contrário.
A norma social pode ser por exemplo não utilizar protetor auditivo quando estiver utilizando a serra circular, mesmo que a norma escrita diga que deva ser utilizado.
O que chamamos de norma social é moldada no dia a dia das empresas, baseado nas crenças das pessoas a respeito da segurança e de que comportamentos são apoiados ou recompensados pela organização.
CLIMA DE SEGURANÇA
O clima de segurança é diferente de cultura de segurança embora o clima possa variar em algum momento. Quando eu digo variar me refiro a ser mais maduro ou menos maduro dependendo do tipo de operação dependendo do tipo de setor.
Uma empresa pode ter uma alta maturidade de segurança do trabalho (o que na metodologia Hearts and Minds seria nível 5), e mesmo assim possuir dias em que a segurança do trabalho é mais percebida por todos. Dias em que a necessidade de produção compromete a própria segurança, ou um dia em que há uma operação de alto risco como, por exemplo, uma movimentação de carga por guindaste que não estava programada.
A empresa também pode ter alta maturidade de segurança e mesmo assim, em determinados setores possuir um clima de insegurança. Isso porque em determinado setor o maquinário está dando sinais que vai quebrar, e se acontecer poderá machucar o trabalhador…
SOBRE A ATUAÇÃO NA CULTURA E CLIMA DE SEGURANÇA
Quando falamos de prevenção na sua organização, responda nos comentários, sua empresa é mais focada nos temas de clima ou cultura? Ou nenhum dos dois?
Esse é um ponto de partida é essencial para nós entendermos à nossa maneira de fazer as coisas dentro das organizações
- Quando atuamos para melhorar o clima: o nosso foco serão ações de curto prazo como, por exemplo, palestras rápidas, workshops, gincanas, que geram impacto no momento específico. Tem efeito importante, mas de curta duração.
- Quando atuamos para melhorar a cultura de segurança: focamos no trabalho a médio e longo prazo. Trabalhamos o modelo mental da organização, a forma de atuação dos líderes, a criação de grupos de trabalho, reconhecimento e recompensa, cultura justa, programas de educação continuada… Tudo isso trará sustentabilidade ao processo de mudança.
Bibliografia:
https://segurancadotrabalhonwn.com/maturidade-da-cultura-de-seguranca/
https://segurancadotrabalhonwn.com/cultura-de-seguranca/
https://krausebellgroup.com/safety-culture/