É preciso contratar consultoria para melhorar a cultura de segurança?
É preciso contratar consultoria para melhorar a cultura de segurança? Porque em muitas empresas quando se quer melhorar a maturidade da cultura de segurança se contrata gente de fora? Porque o start para a mudança normalmente vem de fora?
Isso acontece porque todas as pessoas que faze parte da empresa, todas mesmo! Acabam de alguma forma sendo embebedadas pela cultura de segurança da empresa, até mesmo os profissionais de segurança.
O nível da cultura de segurança da empresa impacta até mesmo os profissionais de segurança. O problema é que quem está dentro acaba não percebendo! Por isso acaba sendo difícil para um profissional que está dentro da empresa criar o ponto de mudança, dar o start na melhoria.
Na impossibilidade ou dificuldade de remar contra a maré, a empresa acaba contratando gente de fora.
COMO NORMALMENTE OCORRE O START DA MELHORIA NA CULTURA DE SEGURANÇA?
Normalmente quando há alguma melhoria na cultura de segurança, ela normalmente vem através de um consultor externo ou um gerente de planta novo ou gerente geral novo.
Mudança através do trabalho de consultoria: esse é o meu caso, algumas empresas nos contratam normalmente justamente para isso. Ou
Mudança mediante o trabalho de gerente de planta ou líder novo: um gerente ou líder novo pode acabar trazendo uma nova filosofia de trabalho. Ainda não embebedado pela realidade cultural da empresa.
UM EXEMPLO DE MELHORIA NA CULTURA DE SEGURANÇA QUE FICOU FAMOSO
Um exemplo de mudança na melhoria da cultura de segurança que ficou famosa no mundo todo aconteceu na Alcoa na gestão do líder Paul O’Neill. Ele já chegou na empresa estabelecendo vários hábitos de segurança. E por isso assim que ele assumiu, não falando em lucro, mas falando em segurança, muitos acionistas da empresa pularam do barco!
Investir em segurança com base em um bom planejamento normalmente traz resultados incríveis. A Alcoa mesmo depois de Paul contina vendo os números de acidentes cair.
Há mais chance de um trabalhador se acidentar numa empresa de software do que na Alcoa que é líder mundial na produção de metais. Por investir em segurança do trabalho, e por consequência, na melhoria da cultura organizacional a empresa viu nos anos seguintes os lucros explodirem! As ações se valorizaram em 200%. Tenho certeza que os acionistas que pularam do barco se arrependeram amargamente de ter isso.
No livro O Poder do Hábito há um um relato mais completo sobre os feitos de Paul O’Neill na Alcoa.
REFLETINDO UM POUCO MAIS SOBRE A MELHORIA DA CULTURA DE SEGURANÇA
Dar o start, criar um plano para melhoria da cultura de segurança de dentro para fora, acaba sendo uma das tarefas mais desafiadoras para os profissionais de segurança da empresa, não que seja impossível, mas é um tanto difícil.
Quem faz parte do dia a dia da organização acaba ficando embebedado pela forma como a empresa lida com as questões de saúde e segurança. Ele acaba sendo educado e se acostumando a ver a segurança do trabalho “através das lentes da organização”. É claro que se o profissional tiver um bom plano é possível sim ele dar o start mesmo estando do lado de dentro. Para isso é preciso entender o nível atual da cultura, ou pelo menos, saber o que espera melhorar.
Melhorar a maturidade da cultura de segurança sempre é possível, e principalmente no Brasil, onde a maioria das empresas estão lá no nível 1 na metodologia Corações e Mentes (Hearts and Minds), ou seja, onde o nível é baixo, essa melhoria acaba sendo não apenas possível mas também necessária.
A mudança é necessária se a empresa quer processos de produção mais eficientes, entregar produtos ou serviços de maior qualidade, se ter um ambiente de trabalho mais acolhedor e humanizado, se a empresa deseja ter um índice de afastamento e de adoecimento menor do que a média do seu segmento. Prevencionista pense sobre isso!
É preciso contratar consultoria para melhorar a cultura de segurança? Agora você já viu que a consultoria é o caminho mais usual, mas não é o único.
Se precisar da nossa ajuda para melhorar a cultura de segurança na sua empresa, seja para fazer um diagnóstico da cultura de segurança, ou mesmo implementar um Programa de Segurança Comportamental entre em contato.
Para melhorar é preciso dar o primeiro passo! E então, vamos colocar a mão na massa?