Grupos de aprendizagem na segurança do trabalho: Sua importância e benefícios
Nesse artigo comentamos sobre os grupos de aprendizagem na segurança do trabalho: Sua importância e benefícios imediatos.
Na área da segurança do trabalho vivemos buscando soluções fáceis para problemas complexos! Uma das soluções que usualmente utilizamos são os treinamentos e DDS (Diálogos Diários de Segurança).
Treinamentos e DDS são úteis evidentemente, mas estão longe de ser a ferramenta de conscientização mais efetiva quando não há participação ativa do público presente.
É comum que em treinamentos ou DDS o público assuma um lugar passivo. O problema é que o treinamento de adulto, para ser eficiente, exige prática, exige que as pessoas reflitam sobre o conteúdo apresentado, e em muitos casos os treinamentos e DDS não possibilitam isso.
Prática de learning times ou grupos de aprendizagem tem despontado dentre as estratégias mais eficientes para aprendizagem e resolução de problemas.
O GRUPO SEMPRE SERÁ MELHOR DO QUE UMA PESSOA POR MAIS SÁBIA QUE SEJA
De acordo com uma pesquisa¹ publicada no Journal of Personality and Social Psychology (Jornal de Personalidade e Psicologia Social), grupos de três a cinco pessoas têm melhor desempenho do que indivíduos na solução de problemas complexos. Os pesquisadores pediram a 760 alunos da Universidade de illinois que resolvessem problemas de código de letras para números, e eles fizeram isso trabalhando individualmente ou como parte de um grupo.
O estudo avaliou o desempenho comparando o número de tentativas necessárias para resolver o problema, e também o número de erros cometidos. O pesquisador principal, Patrick Laughlin atribuiu a melhoria do desempenho de grupos a ” capacidade das pessoas de trabalharem juntas para gerar e adotar respostas concretas, rejeitar respostas erradas e processar informações com eficácia”.
O grupo do estudo chegou ainda a outra conclusão impressionante, que grupos de duas pessoas tiveram o mesmo desempenho de indivíduos trabalhando sozinhos, e isso acaba questionando aquele ditado popular ” duas cabeças pensam melhor do que uma”. Outra descoberta da pesquisa foi que grupos de 3, 4, a 5 pessoas possui um desempenho ligeiramente melhor do que os melhores indivíduos trabalhando sozinho.
É importante que a gente reflita nesse ponto. Na segurança trabalho normalmente vemos pessoas com conhecimento técnico (técnicos e engenheiros normalmente) buscando resolver sozinhas problemas complexos dentro da organização. Profissionais que criam procedimentos e planos de trabalho para o trabalhador especialista da área executar, sem ao menos pedir a opinião dele (o especialista) sobre o procedimento descrito.
Se a pesquisa estiver certa, e tudo indica que os profissionais da área de segurança estão perdendo uma excelente oportunidade ao ignorar os grupos de aprendizagem para aprendizagem ou resolução de problemas!
Talvez você já tenha ouvido essa frase, “nenhuma pessoa, por melhor que ela seja, vai ser melhor do que o grupo”.
O grupo funciona muito bem também por outros motivos que eu vou descrever logo abaixo. Um deles é que o grupo aumenta a motivação das pessoas envolvidas.
O GRUPO CRIA NAS PESSOAS O SENTIMENTO DE DONO
O trabalhador só apoia aquilo que ele ajuda a criar! Então, a partir do momento em que criamos grupos de aprendizagem ou resolução de problemas tendemos atrair a atenção, e por consequência, o engajamento das pessoas (para o assunto em debate).
Como descrevemos acima na área de segurança trabalho temos a mania de criar procedimentos e planos para o trabalhador seguir sem pedir a opinião do especialista da área. Escrevemos um procedimento ou um plano e entregamos para o trabalhador e dizemos ” a partir de agora será feito conforme está descrito aqui”…
O curioso é que falando sobre o trabalho do trabalhador sem pedir a opinião dele, escrevemos coisas para ele fazer sem pedir a opinião dele, queremos que ele o expert da tarefa nos escute, mas não pedimos a opinião dele, criamos um check-list com base na legislação e entregamos para ele sem pedir a opinião dele. E quando ele o trabalhador não segue o que foi escrito simplesmente dizemos que ele é descomprometido!
Quando a gente não cria no trabalhador o sentimento de dono a respeito do assunto SST dificilmente ele se comprometerá!
GRUPOS DE APRENDIZAGEM FUNCIONAM MESMO?
Muitas ferramentas e métodos entregam pouco na forma de desenvolver o aprendizado. Muitas dessas ferramentas são focadas apenas em compliance (prestação de contas) e em “dizer ao invés de escutar”. A aprendizagem se baseia no entendimento, e nesse caso, ouvir e observar tem um papel indispensável.
Grupos de aprendizagem na segurança do trabalho é importante também porque o adulto aprende melhor quando ele é o sujeito da educação e não o objeto dela!
No livro The Adult Learner4 sixth edition os autores descrevem que “os adultos são autodirecionáveis, eles podem escolher por si mesmos para onde desejam ir, e o que querem aprender, e o porquê querem aprender. Eles esperam ter responsabilidade sobre o próprio ensino”.
Na segurança do trabalho temos um problema sério, o trabalhador que está passando por treinamento normalmente não gostaria de estar lá. Ele só vai o treinamento porque foi obrigado. Colocar um adulto trabalhador que não gostaria de estar lá, sentado em uma cadeira e passar para ele slides maravilhosos, faz pouco para que ele absorva o conteúdo que foi apresentado.
O adulto possui responsabilidade suficiente para fazer suas escolhas e por isso é mais difícil dar sopinha na boca de um adulto do que de criança.
O adulto gosta de praticar aquilo que ele aprende, e se ele não praticar ele tende a não aprender, isso fica muito claro na pirâmide do conhecimento de William Grasser.
A andragogia em uma metodologia de ensino para adultos que leva muito a sério o envolvimento do adulto para o processo de aprendizagem. A prática de grupos de aprendizagem também remete a andragogia.
UM CORPO EM MOVIMENTO TENDE A FICAR EM MOVIMENTO
Mesmo eu não sendo bom na matéria física esse princípio faz muito sentido para mim.
O processo de aprendizagem em grupo coloca as pessoas como protagonistas na própria criação do conhecimento. E isso tira as pessoas a sensação de apatia.
É comum ver pessoas cochilando durante palestras e treinamentos onde só o orador fala. É quase impossível ver pessoas dormindo em grupos e aprendizagem!
GRUPOS DE APRENDIZAGEM AJUDAM A NUTRIR SEGURANÇA PSICOLÓGICA
É como se fosse uma via de mão dupla, ao mesmo tempo em que os grupos e aprendizagem ajudam a nutrir a segurança psicológica a segurança psicológica é fortalecida em ambientes que possuem grupos de aprendizagem.
Quando o trabalhador tem espaço para se expressar ele tende a sentir segurança psicológica5 na organização. Ele tende a estar mais engajado com a sua atividade, ele tende a ser mais fiel a sua organização.
Trabalhadores desengajados tendem a cometer mais comportamentos de risco, aumenta o turnover, aumenta as faltas no trabalho, aumenta o custo de operação…
Em ambientes de trabalho em que os trabalhadores se sentem seguro para falar sobre os problemas, elas se sentem mais empoderadas para cuidar de si mesmas e se engajarem no trabalho.
CONCLUSÃO: GRUPOS DE APRENDIZAGEM NA SEGURANÇA DO TRABALHO
Eu conheci na prática grupos de aprendizagem em 2012, foi emocionante! Me senti fascinado pelo modelo.
Os grupos de aprendizagem na segurança do trabalho fazem muito sentido e precisamos torna-los mais frequentes nas empresas. Eles ajudam a criar pontes entre os profissionais de segurança da organização, trabalhadores e a liderança da empresa.
Em Programas de Segurança Comportamental, por exemplo, trabalhar com grupos é indispensável. Eles funcionam muito bem também nas reuniões de CIPA, brigadas, e com os trabalhadores no geral.
Eu entendo que para muitos de nós, os ditos prevencionistas, é estranho deixar o lugar de detentor do conhecimento de segurança do trabalho, e envolver outras pessoas nas ações de segurança, mas espero que ao menos reflita sobre essa possibilidade.
Quando uma solução de problema é sugerida pelo Técnico de Segurança do Trabalha ela terá um peso de 1x, mas se essa solução foi discutida por um grupo de pessoas na organização, ela terá peso até dez vezes maior, pois será uma ideia validada por muito mais gente! E sem falar nos outros benefícios já citados nesse artigo.
Espero que esse artigo o tenha levado a entender um pouco mais sobre os grupos de aprendizagem na segurança do trabalho. E se precisar da nossa ajuda para criar grupos na sua empresa é só chamar.
Bibliografia:
1) Laughlin, P. R., Hatch, E. C. Silver, J. S., Boh, L. (2006). Groups perform better than the best individuals on letter-to-numbers problems: Effects of group size. Journal os Personality and Social Psychology, 90(4), 644-651.
2) A peça chave para melhorar as condições de segurança no trabalho
3) As regras de SST da sua empresa são relevantes? Como reavaliá-las?
4) The Adult Learner: The definitive classic in adult education and human resource development: The authors: Malcolm S. Knowles, Holton III, Elwood F., Richard A. Swanson.
5) A organização sem medo: Criando segurança psicológica no local de trabalho para aprendizado, novação e crescimento. Autora: Amy C. Edmondson.