Programa Padrinho ou Cuidado Ativo? Qual é o melhor?
Programa Padrinho ou Cuidado Ativo? Qual é o melhor? Essa é uma boa pergunta e buscaremos respondê-la nesse artigo.
Existem várias iniciativas de segurança que podem diminuir os comportamentos de risco dos trabalhadores como o Cuidado Ativo, observação e abordagem de segurança, inspeções de segurança, Safety Walk, criação de comitês e comissões de segurança, DDS, SIPAT, Programa Padrinho, e várias outras.
Todas essas iniciativas possuem seus pontos fracos e pontos fortes, que podem funcionar bem ou não tão bem dependendo de quem tomar a frente, e da cultura organizacional e de segurança da empresa.
O QUE É O PROGRAMA PADRINHO DA SEGURANÇA
O programa padrinho significa que uma pessoa experiente terá responsabilidade para com o seu afilhado. Ele acompanhará e orientará o apadrinhado durante o período determinado, que normalmente corresponde ao período de experiência. Ajudando-o a entender melhor as suas atividades, e os pontos de segurança importante para evitar acidentes e adoecimentos no trabalho.
Normalmente o trabalhador mais experiente da área é quem assume o papel de padrinho. Assim ele ficará responsável por acompanhar o trabalhador recém-contratado, nomeado de apadrinhado que ficará sob seus cuidados.
Algumas características importantes do programa padrinho da segurança:
- É um programa que demanda pouco tempo e pouco investimento, e sendo assim, é um programa de fácil implementação.
- É um programa que tem o objetivo específico e um responsável direto para o seu funcionamento.
- Ele é direcionado na proteção dos empregados recém-contratados, que ocorre através da supervisão por um empregado mais antigo, durante um tempo pré-determinado.
- É importante haver um relatório para registro das fases, ambientação na área, normas aplicáveis e procedimentos operacionais importantes.
- Por ser uma iniciativa direcionada a um público pequeno, possui pouca influência em amadurecer a cultura de segurança, e também nos indicadores reativos de acidentes e adoecimentos.
- Ao chegar ao término do programa o padrinho deve avaliar o afiliado antes que ele seja liberado para se tornar independente do padrinho.
O QUE É O PROGRAMA CUIDADO ATIVO?
A inciativa no Cuidado Ativo é importante porque tira as pessoas da inércia. Tira as pessoas do lugar de passageiro, e as coloca no lugar de motorista.
O conceito por trás do Cuidado Ativo é cuidar de si, cuidar do outro, e se deixar cuidar.
A maior dificuldade por trás da implementação do Cuidado Ativo é educar as pessoas em nível corporativo, para que se tornem relativamente auto gerenciáveis, e para que se tornem hábeis a cuidar não apenas de si mesmo, mas se deixar cuidar, e cuidar de outras pessoas.
Agora vamos entender mais algumas características importantes dessa iniciativa:
- É um programa que demanda tempo para implementação, pois será necessário conscientizar todos os que serão envolvidos na prática do Cuidado Ativo.
- É um programa que pode ter um dono, um responsável direto, para avaliar sua eficácia, profundidade, e necessidades de melhoria.
- Empregados mais antigos podem ter resistência ao ser abordado por empregados mais novos.
- Alguns trabalhadores podem ser mais suscetíveis a cumprir os seus papéis de empregado do que a ficar observando um colega que pode ou não estar em risco.
CONCLUSÃO
Ambos são programas importantes e com características diferentes, mas que podem até se complementar. Há empresas que possuem os dois programas rodando em paralelo e conseguem ótimos resultados em termos de melhoria de comportamento e amadurecimento da cultura de segurança.
O programa padrinho é mais enxuto porque está restrito a empregados recém admitidos, deixando assim o restante dos trabalhadores de fora. Já o cuidado ativo é mais abrangente, e isso é uma grande vantagem, porém, dependendo do envolvimento da liderança, do tempo disponível para educar as pessoas, e do foco das abordagens, ele poderá ser um sucesso ou fracasso.
Há empresas que utilizam muito bem o cuidado ativo para fomentar o diálogo a respeito das práticas de segurança, e conseguem resultados incríveis! Enquanto outras utilizam a ferramenta de forma equivocada, com abordagens desrespeitosas, ausência de protocolo de abordagem, e punibilidade de pessoas que foram vistas cometendo “atos inseguros”.
Ambas iniciativas são interessantes e possuem valor importante na criação de uma cultura de segurança mais madura, diminuição dos comportamentos de risco, e claro, tudo isso pode influenciar numa diminuição dos acidentes e adoecimentos no trabalho.
Programa de Comportamento Seguro.
Avaliação de maturidade da cultura de segurança.
Coaching para uma Liderança Eficaz em Segurança.