3 Coisas que colaboram para não relato dos acidentes de trabalho
Nesse artigo listaremos 3 coisas que colaboram para não relato dos acidentes de trabalho. O não relato é um problemão para muitas organizações. O pior é que o problema, na maioria dos casos é provocado ou agravado por elas mesmas… E provoca dois problemas:
Não emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho): a emissão da CAT garante os direitos previdenciários do trabalhador, e a não emissão pode até causar multa para a organização.
Não aprendizado com os acidentes: os acidentes de trabalho são uma fonte importante para o aprendizado em relação problemas da operação e da organização como um todo. E o não aprendizado leva a organização a não evoluir seus processsos produtivos e não melhorar seus padrões de segurança.
A CRENÇA QUE TODO ACIDENTE TRABALHO É EVITÁVEL
Mas será que todo acidente trabalho é evitável mesmo? Tem pessoas que se acidentam, torcem o pé, descendo a escada mesmo segurando no corrimão e sem correr. Há pessoas que se abaixam para pegar alguma coisa embaixo da mesa e quando sobem a cabeça bate a cabeça na mesa.
No trânsito mesmo em muitos casos mesmo que o motorista esteja conduzindo seu veículo de forma exemplar, ainda assim ele pode ser vítima de um acidente ocorrido por um veículo sem manutenção, por motorista imprudente ou por falha de engenharia da via.
A pessoas que morrem em alagamentos, que morrem em soterramentos, acidentes aéreos, e tantos outros eventos, onde em muitos casos, a vítima não tinha possibilidade de evitar o acidente.
Esses eventos trazem para gente uma verdade, nem todo acidente de trabalho é evitável. Principalmente quando falamos de acidentes leves.
Quando a empresa prega que todo acidente trabalho é evitável todo acidente é visto como um fracasso. É um fracasso da CIPA, do SESMT, do profissional de segurança, da liderança. Todo acidente então “abaixa a moral” de todo mundo.
Quando a empresa prega que todo acidente trabalho é evitável quem sofreu acidente é visto como um idiota, desatento, imprudente, desleixado, e outros rótulos que poderíamos colocar aqui. O acidentado então, para evitar esse tipo de rótulo, para evitar ser vítima de críticas, tende a esconder o próprio acidente.
META DE ZERO ACIDENTES
A empresa que colocam logo na entrada uma placa ostentando o número de dias sem acidentes de trabalho. Elas até mudam o entendimento legal sobre o que é um acidente de trabalho, afinal, só considera um acidente de trabalho com afastamento, o que contraria a legislação previdenciária, mais precisamente a lei 8.213 no artigo 19.
Ninguém quer ser a pessoa que quebrou a meta, ninguém quer ser a pessoa que zerou a placa.
A meta zero acidente coloca um alvo nas costas do acidentado. Ele acaba sendo apontado como culpado por todos.
A meta acidente zero é um grande estímulo para o não relato do acidente de trabalho.
PUNIÇÃO POR ATO INSEGURO
O ato inseguro é um rótulo, e é um rótulo que colocamos logo depois de observarmos um comportamento que em nosso julgamento dizemos que é inadequado.
Depois do acidente podemos olhar para o comportamento do trabalhador e dizer que foi um comportamento inseguro, e logo passível de punição. E assim, para evitar dizer que antes do acidente não usou a luva, óculos ou outro EPI, e para evitar o julgamento por conta de seu comportamento, o acidentado tende a esconder o acidente de trabalho.
Para não comunicar a própria falha, a inaptidão para evitar o acidente, e para evitar a punição, o trabalhador não o relata.
Vale lembrar que a ciência já comprovou que punição não funciona para educar adultos. Esse é um caminho que leva as pessoas a ver a segurança do trabalho e os profissionais da área como algo negativo, algo a ser evitado. Esse é um dos motivos de porque a segurança do trabalho é vista como algo importante, mas que ninguém (fora do SESMT) quer se envolver com ela.
COMO EVITAR O NÃO RELATO DOS ACIDENTES DE TRABALHO?
Te passarei algumas 3 dicas para te ajudar a melhorar o cenário para facilitar o relato de acidentes de trabalho:
- Estimule as pessoas a relatar os acidentes e incidentes de trabalho: Faça treiamentos sobre isso, aborde o assunto no DDS, coloque a CIPA para ajudar a divulgar. Deixe claro que não haverá retaliação pelo relato.
- Remova as metas por acidente zero e as placas e banners que exaltam o acidente zero: qualquer pressão por zero acidente normalmente dificulda relatos de acidentes deixem de ser relatados.
- Invista em Segurança Psicológica, Comunicação Não Violenta e Cuidado Ativo: Em vez de acreditar que punir promove segurança, comportamento seguro e bem estar.
Espero que tenha gostado de conhecer as 3 coisas que colaboram para não relato dos acidentes de trabalho. Muito obrigado por sua visita!
Capacitação em Fatores Humanos, Comportamento e Cultura para o SESMT
8 Passos para te guiar na evolução da cultura de segurança
Programa de Comportamento Seguro.