A importância do cuidado ativo na segurança do trabalho
Qual a importância do cuidado ativo na segurança do trabalho? Investir em segurança do trabalho é uma das ações mais importantes que qualquer organização pode adotar.
A prevenção de acidentes e doenças ocupacionais é fundamental para garantir a saúde e bem-estar dos colaboradores e evitar prejuízos financeiros para a empresa. E um dos principais fatores que contribuem para o sucesso das medidas de segurança é o cuidado ativo.
O cuidado ativo pode ser definido como a atitude proativa de um colaborador em relação à sua própria segurança e à segurança de seus colegas. Isso inclui a adoção de comportamentos preventivos, a comunicação de riscos, permissão para falar sobre os riscos com os colegas, a utilização do direito de recusa, e a participação em treinamentos e atividades de conscientização. Ou seja, cuidado ativo é a ação consciente e responsável de todos os envolvidos no ambiente de trabalho para garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos.
Mas por que o cuidado ativo é tão importante na segurança do trabalho? A resposta é simples: porque muitos acidentes aparentemente poderiam ser evitados se todos os colaboradores adotassem comportamentos mais seguros. Muitas vezes, um acidente ocorre também porque alguém não seguiu as regras de segurança, não prestou atenção aos riscos ou simplesmente não percebeu os riscos á própria segurança ou a dos outros.
Vale lembrar que por trás de cada acidente há normalmente fatores do sistema de trabalho. Afinal, os acidentes de trabalho são eventos multifatoriais. Eles têm ligação com a crenças da organização, os valores organizacionais, os tipos de comportamentos e heróis que a organização valoriza, com as configurações do ambiente de trabalho, máquinas, equipamentos, jornadas de trabalho, etc.
Quando todos os trabalhadores estão comprometidos com a segurança, é mais fácil identificar e corrigir os problemas encontrados no ambiente de trabalho. É mais fácil evitar acidentes e criar uma cultura de prevenção.
Para promover o cuidado ativo na segurança do trabalho, é importante investir na melhoria do sistema de trabalho, e também em treinamentos e atividades de conscientização, além de incentivar a participação dos trabalhadores nas ações de SST, na identificação e correção de riscos. É preciso que todos entendam a importância da segurança e se sintam responsáveis por contribuir para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
O cuidado ativo só floresce em organizações em que há segurança psicológica! É preciso que a organização saia do lugar comum que é acreditar que basta fornecer os EPIs e todos estarão seguros. Os EPIs são importantes, mas não evitam acidentes, apenas diminuem a gravidade.
Toda empresa que tem uma cultura de segurança madura vai além do EPI. Investe em ações que favorecem o cuidado ativo.
Os três pilares do cuidado ativo são: cuidar de si, cuidar do outro, e se deixar cuidar. Ao adotar uma postura proativa e responsável em relação à segurança, todos contribuem para criar um ambiente mais saudável, seguro e produtivo. Isso deve ser responsabilidade de todos.
Espero que tenha gostado de refletir sobre a importância do cuidado ativo na segurança do trabalho. Investir em cuidado ativo é investir na qualidade de vida dos trabalhadores e na saúde financeira da empresa. E sua empresa, o que tem feito em relação a esse tema?
8 Passos para te guiar na evolução da cultura de segurança
Programa de Comportamento Seguro.